Este Blog foi criado por Gisele Silva que está cursando o 3° modolo de logística da ETEC Cônego José Bento da cidade de Jacarei SP, a título de conclusão da matéria Gestão de Transporte sobre orientação do Professor MSC Levi Pinto Miranda Junior.

sábado, 28 de maio de 2011

PETRÓLEO

Derivados do petróleo

Gás liquefeito de petróleo(GLP)

Consiste de uma mistura composta por butano e propano, sendo armazenado em botijões e utilizado como gás de cozinha.

Gasolina

É um dos produtos de maior importância do petróleo, sendo um líquido inflamável e volátil, consiste de uma mistura de hidrocarbonetos de c5 a c9. A gasolina é obtida por destilação e outros processos na refinaria. Com o propósito de baratear ou aumentar a octanagem da gasolina, são adicionados proutos não devivados do petróleo como o metanol e o etanol. No Brasil, o teor de álcool na gasolina é especificado pelaional de Petróleo).

Querosene

O querosene é uma fração intermediária entre a gasolina e o óleo diesel. Esse derivado é obtido pela destilação fracionada do petróleo cru. O querosene é largamente utilizado como combustível de turbinas de avião a jato, e é ainda usado como solvente. Tem como característica a produção de queima isenta de odor e fumaça.

Óleo diesel

É um combustível empregado em motores a diesel. Sua característica primordial é a viscosidade, considerando que, através desta propriedade é garantida a lubrificação. 

Parafinas

É um produto comercial de aplicação ampla, é usado como impermeabilizante de papel, explosivo, revestimento de pneus, e é misturado ao chocolate com o objetivo de dar consistência ao mesmo.

Asfalto

É obtido do resíduo das destilações do petróleo. Tem grande utilidade na pavimentação de e sua forma oxidada é utilizada como revestimento impermeabilizante.Esquema básico dos processos industriais para obtenção dos derivados do petróleo:


Fonte:http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/pe_derivados.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário