Este Blog foi criado por Gisele Silva que está cursando o 3° modolo de logística da ETEC Cônego José Bento da cidade de Jacarei SP, a título de conclusão da matéria Gestão de Transporte sobre orientação do Professor MSC Levi Pinto Miranda Junior.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

AS CARACTERISTICAS DO TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS

  Transporte é um dos serviços essenciais para o processo logístico, sendo assim deve atender à demanda de maneira rápida, segura e econômica. O trabalho desenvolveu os temas que compõem uma gestão de riscos, uma vez que caracterizou as ameaças e as vulnerabilidades, ou seja, o risco; descreveu as atividades de gerenciamento do problema caracterizado.
    Produto perigoso é transportado em caminhões tanque que acomodam a carga com maior segurança. É considerado como produto perigoso toda e qualquer substância que, dadas, às suas características físicas e químicas, possa oferecer, quando em transporte, riscos a segurança pública, saúde de pessoas e meio ambiente, de acordo com os critérios de classificação da ONU, publicados através da Portaria nº 204/97 do Ministério dos Transportes. A classificação desses produtos é feita com base no tipo de risco que apresentam. A forma de se transportar os produtos dependerá muito do processo logístico de cada empresa, bem como do seu tipo e característica. Assim sabermos o que temos disponível no mercado para execução destas atividades é de suma importância.

  • Estado da via: traçado, estado, manutenção, volume de tráfego, acidentes e sinalização;
  • Condições atmosféricas;
  • Estado do veículo (falhas nos mecanismos de transporte da mercadoria): mecanismos de contenção (embalagem ou tanque) ou de vedação (válvulas ou conexões);
  • Experiência do condutor;
  • Fogo ou explosão;
  • De forma a evitar estes incidentes, devemo-nos concentrar em medidas de precaução que diminuam os riscos. Os riscos dependem tanto das fontes de perigo como dos mecanismos de controlo (também conhecidos por medidas de protecção, salvaguarda ou simplesmente protecção), sendo directamente proporcionais aos primeiros e inversamente proporcionais aos últimos. Assim sendo, quanto maiores e melhores forem os mecanismos de controlo aplicados sobre uma fonte de perigo, menor será a intensidade do risco. Contudo, embora se consiga atingir altos níveis de minimização do risco adjacente ao transporte de matérias perigosas, este é impossível de eliminar por completo

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